TOC (Transtorno Obsessivo-compulsivo): uma doença silenciosa

Dr. Tiago Costa • mar. 16, 2022

O que é o Transtorno Obsessivo-compulsivo (TOC)?

O transtorno obsessivo-compulsivo (TOC) é um transtorno psiquiátrico representado por um grupo diverso de sintomas que incluem pensamentos intrusivos, rituais, preocupações e compulsões.

Historicamente, o TOC era visto como a base do transtorno da personalidade obsessivo-compulsiva. Entretanto, atualmente acredita-se que ambas sejam entidades distintas, tendo o TOC um substrato neurobiológico significativo. No DSM-IV-TR, o TOC estava classificado no grupo dos transtornos de ansiedade. Contudo, no DSM-5, transtorno obsessivo-compulsivo e transtornos relacionados são uma categoria diagnóstica independente.

Por que o TOC é uma doença silenciosa?

É chamado de doença silenciosa porque o indivíduo não costuma comentar com outras pessoas seus sintomas, uma vez que podem causar grande constrangimento para si (estima-se que apenas 31% dos casos graves de TOC recebem tratamento específico).

Dessa forma, as pessoas com TOC podem demorar muito tempo para buscar atendimento, e os familiares frequentemente ficam sem entender as motivações de certos comportamentos dos mesmos, caracterizando isso como "ansiedade", "depressão" ou "comportamentos esquisitos".

Uma pessoa com TOC pode ter uma obsessão, uma compulsão ou ambos. Mas o que seriam essas obsessões e compulsões?

O que é uma obsessão no TOC?

Uma obsessão é um pensamento (ideia, sentimento, etc), um impulso ou uma imagem que ocorre de forma intrusiva (surge de forma inesperada) e recorrente (vai e vem com frequência). Trata-se de um evento genuinamente mental.

O que é uma compulsão no TOC?

Uma compulsão é um comportamento (externalizado ou mental) que é realizado afim de diminuir o desconforto provocado pelas obsessões.

Trata-se de um comportamento consciente, padronizado e recorrente, como contar, verificar ou evitar, mas pode haver também compulsões com comportamento mental (pensar sobre algo, por exemplo).

Principais padrões de obsessões no TOC:

O TOC tem 4 padrões de sintomas obsessivos principais:

1) Contaminação:

Com frequência há uma obsessão de contaminação, que costuma ser seguida de lavagem das mãos ou de outras partes do corpo. às vezes, a preocupação com a contaminação é acompanhada de evitação compulsiva do objeto que se presume contaminado.

2) Dúvida patológica:

É uma obsessão de dúvida, que geralmente é seguida de uma compulsão de verificar o objeto da dúvida. Por exemplo, o indivíduo pensam que pode ter esquecido de desligar o fogão ou de trancar uma porta. Por conta disso, essa dúvida patológica pode levar o indivíduo a realizar várias viagens de volta para casa para verificar aquilo que teme ter esquecido.

4) Simetria:

Há uma necessidade de simetria ou precisão, que pode levar lentidão para realizar determinada tarefa. Por exemplo, os pacientes podem levar horas para terminar uma organização de um armário ou fazer a barba.

Outros temas:

• Obsessões religiosas e acúmulo compulsivo são comuns em pacientes com TOC.
  • Obsessões de ciúme em geral associadas a rituais de checagem. Nesse tema, os pacientes costumam apresentar dúvidas em relação à fidelidade do parceiro(a) ou até apresentam imagens mentais intrusivas de que estão sendo traído, o que os leva a se certificar de que não estão sendo traídos de fato.

A epidemiologia do TOC:

O TOC costuma ter um pico de incidência na infância e outro pico de incidência na idade adulta:

• Idade < 25 anos: ocorre em aproximadamente 65% dos pacientes.
  • Idade ≥ 25 anos: ocorre em aproximadamente 35% dos pacientes.

Cerca de 50% dos pacientes com TOC relatam que seus sintomas começaram antes dos 14 anos de idade, mas há relatos de TOC em crianças de 3 anos, embora não seja tão comum. Nesses casos em que há um início mais precoce dos sintomas, o TOC está mais associado com transtornos de tiques comórbidos.

O TOC afeta homens e mulheres na mesma proporção. Quando o TOC surge de forma súbita em pacientes da faixa etária pediátrica (dos 3 anos até a puberdade), fique atento às apresentações de PANDAS / PANS, que são condições autoimunes associadas a infecções.

O TOC tem cura?

Respondendo de forma rápida: sim, o TOC tem cura! Entretanto, na prática, não é tão simples assim.

Trata-se de uma doença cujo curso costuma ser longo e variável. Em alguns pacientes os sintomas são flutuantes, e em outros podem ser mais constante.

O TOC é um transtorno que é difícil de tratar. A remissão completa só ocorre em 10 a 20% dos pacientes! Cerca de 30% dos pacientes vão apresentar grande melhora dos sintomas. Aproximadamente 50% têm apenas uma melhora moderada e convivem bem com os sintomas residuais. Infelizmente, os 20% restantes continuam com sintomas significativos.

Fatores de mau prognóstico no TOC:

• Ceder (em vez de resistir) às compulsões.
  • Início na infância.
  • Compulsões bizarras (o conteúdo das obsessões não parece estar relacionado ao prognóstico).
  • Necessidade de hospitalização.
  • Presença de um transtorno depressivo coexistente.
  • Crenças delirantes.
  • Presença de ideias supervalorizadas, como por exemplo alguma aceitação das obsessões e das compulsões.
  • Presença de um transtorno da personalidade (TP) comórbido, especialmente se for o TP esquizotípica.

Fatores de bom prognóstico no TOC:

• Bom ajuste social e ocupacional.
  • Presença de um evento precipitante.
  • Natureza episódica dos sintomas.

Fonte:

1. American Psychiatric Association. Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais: DSM-5. 5th ed. Diagnostic and statistical manual of mental disorders: DSM-5TM, 5th ed. Porto Alegre: Artmed; 2014.
  2. Paulo Dalgalarrondo. Psicopatologia e Semiologia dos Transtornos Mentais. 3rd ed. Porto Alegre: Artmed; 2019.
  3. Sadock BJ, Sadock VA, Ruiz P. Compêndio de Psiquiatria: Ciência do Comportamento e Psiquiatria Clínica. 11th ed. Porto Alegre: Artmed; 2017.

Gostou do conteúdo? Então compartilha com outras pessoas e deixa um comentário para enriquecer a discussão. Conhecimento se constrói compartilhando ideias!

Sobre mim ...

Médico Psiquiatra, casado, cristão, "pai" de 3 pets, fotógrafo nas horas vagas e pensador constante. Gosto de compartilhar conhecimento, pois acredito que assim aprendo mais e ainda participo do crescimento de outras pessoas. Não perco uma corrida do MotoGP e perco quase todos os jogos do Ceará, mas ainda me considero torcedor praticante =)

OUTROS TÓPICOS

Por Tiago Costa 30 abr., 2023
Há uma via de mão dupla no eixo intestino-cérebro: "o que se faz no intestino é percebido no cérebro, e o que se faz no cérebro é percebido no intestino". A compreensão dessas conexões abriu a possibilidade de que a dieta possa ter efeitos na saúde mental. Para saber mais sobre o assunto, eu fiz um ebook e estou disponibilizando gratuitamente.
Homem segurando seringa para aplicar esteroide anabolizante
Por Tiago Costa 15 abr., 2023
O uso abusivo de esteroides anabolizantes androgênicos pode causar efeitos negativos quando utilizados de forma inadequada. Saiba mais sobre as alterações psiquiátricas associadas ao uso de testosterona e substâncias similares.
Por Tiago Costa 18 mar., 2023
Depressão sorridente existe? Sim, e ela apresenta características atípicas de um episódio depressivo. Saiba mais no post.
VEJA MAIS