Testosterona pode provocar transtornos psiquiátricos? Saiba as principais alterações psiquiátricas relacionados ao uso de esteroides anabólicos androgênicos (testosterona)

Tiago Costa • abr. 15, 2023

Recentemente, o CFM (Conselho Federal de Medicina) restringiu ainda mais o uso de esteroides anabólicos androgênicos (EAA), proibindo, por exemplo, a indicação de testosterona para fins estéticos ou ganho de desempenho.

Medidas como essa visam frear o uso indiscriminado da substância, que, apesar de serem naturais, não são inócuas quando mal indicadas, principalmente em doses suprafisiológicas (acima do que nosso organismo normalmente produz).

O uso de EAA, especialmente quando utilizado de forma inadequada ou sem supervisão médica, podem levar a várias complicações psiquiátricas.

O que são os Esteroides Anabólicos Androgênicos (EAA)?

Os EAA incluem a testosterona e seus análogos sintéticos (produzidos intencionalmente a partir do composto original), que são modificados para potencializar seus efeitos anabólicos, que incluem síntese de proteínas, crescimento muscular e aumento da produção de glóbulos vermelhos, permitindo que os usuários aumentem o tamanho dos músculos e reduzam a gordura corporal.

Fórmula molecular tridimensional da testosterona.

Quais são as principais complicações psiquiátricas relacionadas ao uso de testosterona?

Os EAA podem afetar o sistema nervoso central de várias maneiras, influenciando funções neuronais e modulando a expressão de diversos neurotransmissores. Esses efeitos envolvem áreas cerebrais associadas à depressão, estresse, raiva e comportamento sexual.

As complicações psicopatológicas associadas ao uso de EAA são uma grande preocupação para médicos e podem incluir sintomas maníacos, mistos, depressão e até mesmo suicídio.

Alterações de humor:

Doses suprafisiológicas estão relacionadas a alterações de humor, como episódios depressivos, hipomania e mania. É mais comum que sintomas maníacos ocorram durante o uso da substância (56%) enquanto os sintomas depressivos ocorrem mais frequentemente durante a retirada (40%)

Aumento do risco de suicídio:

O abuso de substâncias em geral é um fator de risco para o suicídio, e o uso de EAA não é exceção. Diversos estudos e relatos apontam para a prevalência de ideação suicida e suicídios consumados entre os usuários dessas substâncias. Acredita-se que o consumo prolongado de EAA possa levar ao desenvolvimento de psicopatologias, aumentando a suicidalidade (tendência ao comportamento suicida) em pessoas predispostas.

Ansiedade:

O uso de EAA em adultos e, principalmente em adolescentes, pode levar ao surgimento ou piora dos sintomas ansiosos. Adolescentes são mais suscetíveis porque suas áreas cerebrais reguladoras do afeto ainda estão em desenvolvimento, ou seja, são mais sensíveis à ação de hormônios e neuromoduladores.

Distúrbios comportamentais e impulsividade:

Pode haver aumento significativo de comportamento impulsivo, agressividade, hostilidade e ataques de raiva não provocados. Foi demonstrado que usuários de EAA têm níveis mais altos de alerta, menor tolerância à frustração ou desempenho ruim e perda do controle do impulso.

A típica resposta agressiva, repentina e exagerada induzida por EAA foi denominada "fúria eróide" (do inglês roid rage) para direcionar à ideia de agressividade desproporcional secundária ao uso de esteoide.

Alterações do sono:

Pode ocorrer tanto insônia (distúrbio do sono caracterizado pela incapacidade de adormecer, manter o sono ou ter um sono de qualidade, resultando em problemas no funcionamento diurno) como necessidade reduzida de sono (principalmente no contexto de hipomania / mania).

Dependência e uso abusivo:

A abstinência aos EAA geralmente se apresenta com sintomas depressivos, como apatia, anedonia, problemas de concentração, alterações do sono, diminuição da libido, principalmente após uso prolongado.

Muitos desses pacientes se tornam praticamente dependentes do uso crônico, pois se interromperem o uso passam a apresentar sintomas depressivos significativos.

Psicose:

A "psicose esteróide" foi identificada nos anos 70, descrevendo um espectro de psicoses sem apresentação precisa. Os sintomas variam bastante, incluindo psicose secundária a alterações do humor, psicose mais semelhante ao que ocorre nos transtornos psicóticos primários ou até relacionados à síndrome cerebral orgânica.

A relação entre o uso de EAA e psicose ainda não é totalmente compreendida, podendo estar relacionada à vulnerabilidade individual.

Só há malefícios ou também pode haver benefícios com o uso de esteroides anabólicos androgênicos?

Sim. Os EAA têm demonstrado benefícios em várias condições médicas, quando bem indicados. Algumas indicações são:

• Tratamento do hipogonadismo: O hipogonadismo é uma condição médica em que o corpo não produz testosterona suficiente. Os EAA podem ser usados para tratar o hipogonadismo e restaurar os níveis normais de testosterona no corpo.

• Recuperação após cirurgia ou trauma: Os EAA podem ser prescritos para pacientes que passaram por cirurgias, queimaduras graves ou traumas físicos, a fim de ajudar na recuperação e no crescimento dos tecidos.

• Estimulação do apetite e crescimento em pacientes desnutridos: Os EAA podem ser usados para aumentar o apetite e promover o crescimento em pacientes com desnutrição grave ou doenças crônicas que levam à perda de peso.

• Casos de síndromes consumptivas: essas síndromes são condições caracterizadas por perda de peso, atrofia muscular, fadiga e fraqueza, geralmente em decorrência de uma doença crônica, como o HIV/AIDS. O tratamento com EAA pode ajudar a ajudar a aumentar a massa muscular e melhorar a qualidade de vida desses pacientes.

Fontes:

1. Piacentino, D., Kotzalidis, G. D., Del Casale, A., Aromatario, M. R., Pomara, C., Girardi, P., & Sani, G. (2015). Anabolic-androgenic steroid use and psychopathology in athletes. A systematic review. Current neuropharmacology, 13(1), 101–121.

2. Nelson, B.S., Hildebrandt, T. & Wallisch, P. Anabolic–androgenic steroid use is associated with psychopathy, risk-taking, anger, and physical problems. Sci Rep12, 9133 (2022).

Gostou do conteúdo? Então compartilha com outras pessoas e deixa um comentário para enriquecer a discussão. Conhecimento se constrói compartilhando ideias!

Sobre mim ...

Médico Psiquiatra, casado, cristão, "pai" de 3 pets, fotógrafo nas horas vagas e pensador constante. Gosto de compartilhar conhecimento, pois acredito que assim aprendo mais e ainda participo do crescimento de outras pessoas. Não perco uma corrida do MotoGP e perco quase todos os jogos do Ceará, mas ainda me considero torcedor praticante =)

OUTROS TÓPICOS

Por Tiago Costa 30 abr., 2023
Há uma via de mão dupla no eixo intestino-cérebro: "o que se faz no intestino é percebido no cérebro, e o que se faz no cérebro é percebido no intestino". A compreensão dessas conexões abriu a possibilidade de que a dieta possa ter efeitos na saúde mental. Para saber mais sobre o assunto, eu fiz um ebook e estou disponibilizando gratuitamente.
Por Tiago Costa 18 mar., 2023
Depressão sorridente existe? Sim, e ela apresenta características atípicas de um episódio depressivo. Saiba mais no post.
Por Tiago Costa 11 mar., 2023
Transtornos de personalidade são relativamente comuns e afetam boa parte das pessoas. Leia o post para entender mais sobre o que é personalidade e quando se torna um transtorno.
VEJA MAIS