Qual a diferença entre Psicólogos e Psiquiatras?

Dr. Tiago Costa • mar. 12, 2022

Saiba as características que diferenciam essas profissões

Diferença entre Psicólogo e Psiquiatra

Como se tornar psiquiatra?

O psiquiatra é médico especializado em Psiquiatria. A medicina é um curso de 6 anos de duração. Para se tornar Psiquiatra, o médico pode optar por fazer uma Residência Médica em Psiquiatria, com 3 anos de duração, ou aplicar provas para o Título de Especialista em Psiquiatria após comprovar experiência na prática da profissão.


Assim, se o indivíduo escolhe a especialização através da residência médica, que é considerada a melhor formação de um especialista devido à maior carga horária prática, então essa pessoa precisa de um total de 9 anos para concluir todo o processo.

Quais as principais competências do psiquiatra?

Como é médico, o psiquiatra pode investigar doenças e tratá-las, prescrever medicamentos, solicitar exames e indicar ou conduzir sessões de psicoterapias, além de poder aplicar determinados procedimentos, como EMT (Estimulação Magnética Transcraniana) e ECT (eletroconvulsioterapia. São outras atribuições da psiquiatria a realização de perícias médicas e psiquiatria forense.


Existem várias subespecialidades da psiquiatria, sendo as principais:

  • Psiquiatria da infância e adolescência: foco crianças e adolescentes.
  • Psicogeriatria: voltada para idosos.
  • Psicoterapias: ênfase no processo psicoterapêutico (terapia pela fala).
  • Psiquiatria Forense: investigação civil, criminal, etc.
  • Neuropsiquiatria: interface com a neurologia.

Como se tornar psicólogo?

O psicólogo, por sua vez, faz uma graduação de 5 anos de duração, não sendo necessário especialização para exercer atendimentos em Saúde Mental, apesar de ser desejado que o profissional escolha um tipo, dentre as várias abordagens possíveis, para conduzir sessões de psicoterapia. Além disso, Psicólogos têm um campo de atuação muito vasto, podendo atuar em várias áreas, como Recursos Humanos em empresas por exemplo.


Por não ter uma formação médica, o psicólogo não pode prescrever medicamentos, rastrear doenças clínicas, indicar ou executar procedimentos como EMT e ECT. Seu trabalho, quando atende em Saúde Mental, é focado em identificar, prevenir e tratar alterações psicológicas através de técnicas conversacionais, que variam de acordo com a abordagem do profissional.

A abordagem multiprofissional geralmente é a mais indicada:

Na maioria dos casos, há uma necessidade de abordagem conjunta entre psicólogos e psiquiatras, de forma a alcançar a melhor resposta no tratamento de transtornos mentais como depressão, ansiedade, TOC e até esquizofrenia.


A abordagem multiprofissional:

  • Aumenta a taxa de sucesso no tratamento.
  • Reduz o risco de recaída.
  • Melhora o autoconhecimento do paciente.
  • Facilita uma vida com qualidade.

Gostou do conteúdo? Então compartilha com outras pessoas e deixa um comentário para enriquecer a discussão. Conhecimento se constrói compartilhando ideias!

Sobre mim ...

Médico Psiquiatra, casado, cristão, "pai" de 3 pets, fotógrafo nas horas vagas e pensador constante. Gosto de compartilhar conhecimento, pois acredito que assim aprendo mais e ainda participo do crescimento de outras pessoas. Não perco uma corrida do MotoGP e perco quase todos os jogos do Ceará, mas ainda me considero torcedor praticante =)


OUTROS TÓPICOS

Por Tiago Costa 30 abr., 2023
Há uma via de mão dupla no eixo intestino-cérebro: "o que se faz no intestino é percebido no cérebro, e o que se faz no cérebro é percebido no intestino". A compreensão dessas conexões abriu a possibilidade de que a dieta possa ter efeitos na saúde mental. Para saber mais sobre o assunto, eu fiz um ebook e estou disponibilizando gratuitamente.
Homem segurando seringa para aplicar esteroide anabolizante
Por Tiago Costa 15 abr., 2023
O uso abusivo de esteroides anabolizantes androgênicos pode causar efeitos negativos quando utilizados de forma inadequada. Saiba mais sobre as alterações psiquiátricas associadas ao uso de testosterona e substâncias similares.
Por Tiago Costa 18 mar., 2023
Depressão sorridente existe? Sim, e ela apresenta características atípicas de um episódio depressivo. Saiba mais no post.
VEJA MAIS
Share by: